API
interface de programação de aplicações

O Que É Uma API?​

A sigla API significa Application Programming Interface, em Português, Interface de Programação de Aplicações.

Uma API é um conector/interface que faz a interligação entre diferentes aplicações/sistemas com linguagens de programação distintas, de forma célere e com toda a segurança necessária. Estas podem ser utilizadas nos mais diversificados tipos de negócio e nos mais diferenciados contextos.

Quais as vantagens de usar uma aPI?

  • Segurança

Uma API oferece uma troca de informações muito fiável e segura. Torna possível ter maior controle sobre as permissões de acesso ao software e hardware da sua empresa. 

  • Maior agilidade e compatibilidade na integração entre sistemas e aplicações

Permite a realização de uma integração de sistemas incompatíveis mais ágil, sem que seja necessário desperdiçar muito tempo, recursos financeiros ou até recursos humanos no processo. Além de maior rapidez na troca de informações, há economia de tempo, quantidade de recursos financeiros e dados utilizados no trabalho.

  • Redução do tempo de desenvolvimento 

Uma das possibilidades oferecidas pela API é a exportação facilitada de determinados dados. Assim, diminui a necessidade do trabalho manual no momento de exportar informações.

  • Possibilidade de inovação dos produtos e serviços

Muitas empresas disponibilizam API´s, tendo um determinado custo, para que outros utilizadores e negócios desenvolvam soluções inovadoras com elas. Isto sem que o produto original seja alterado, pois apenas a empresa proprietária poderá permitir o acesso ou qualquer tipo de alteração na API.

Gostaria de aumentar a eficácia dos seus projetos através da utilização de uma API?

Veja algumas aplicações móveis e web desenvolvidas por nós